Apresentação do Congresso
A Comissão Organizadora tem o prazer de convidar toda a comunidade a participar no I CONGRESSO INTERNACIONAL ‘PIONEIROS DA EDUCAÇÃO E CULTURA’: FARIA DE VASCONCELOS NOS MEANDROS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL E DA ESCOLA NOVA – DO PASSADO AO FUTURO. A realizar em Castelo Branco e Idanha-a-Nova, nos dias 3, 4 e 5 de março de 2016, promovido pela Associação HiscultEduca (Associação de Estudos Histórico-Culturais, Educativos e Patrimoniais, com o apoio da CMCB (Câmara Municipal de Castelo Branco), CMIN (Câmara Municipal de Idanha-a-Nova), IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco), Ceied (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento), SPCE (Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação), Histedup (Associação de História da Educação de Portugal).
O Congresso aborda o pensamento, obra e impacto pedagógico de Faria de Vasconcelos, tendo como principal objetivo convidar especialistas nacionais e estrangeiros que possam debater, aprofundar e refletir as ideias, experiências e propostas pedagógicas deste pedagogo Albicastrense. As temáticas dos painéis que são simultaneamente os temas das comunicações e pósteres abrangem as principais questões que faria de Vasconcelos tratou:
A Escola -Nova e os movimentos renovadores da educação;
Políticas da educação e de formação de professores: do contexto republicano ao atual;
Orientação escolar e profissional: a formação do profissional;
Métodos /técnicas psicopedagógicas e estratégias de ensino na escola Contemporânea.
O Congresso está destinado aos profissionais de Educação, aos Investigadores da História da Educação e da Pedagogia, aos Educadores e estudantes das áreas das Ciências da Educação, interessados em partilhar conhecimentos ideias experiências do impacto dos princípios da Escola Nova no séc. XX.
A Associação HiscultEduca recém-criada em Castelo Branco acolhe e oferece a todos os participantes a possibilidade de desfrutaram de boas condições e um ambiente agradáveis e hospitaleiro. A comissão Organizadora sente-se honrada em dar-lhes as boas vindas a Castelo Branco e Idanha-a-Nova.